A tendência na moda é caracterizada por um conjunto de produtos que provavelmente terão grande aceitação das massas. Seu conceito retrata como um fato social e oferece à idéia de divulgação, a tendência se torna realidade a partir do momento que os processos de comunicação, direcionam o que estará em alta na próxima estação.
Caldas (1961, p. 47) afirma que: “[...] tendência corresponde ao primeiro momento, à propensão. Sem propensão não há tendência, nem poderia haver moda. Outro ponto fundamental é a idéia de crença: está claro que a tendência só poderá existir se houver predisposição dos indivíduos à crença naquilo que a tendência representa.”
Infelizmente o Brasil não tem o habito de lançar tendências, o que normalmente ocorre é a importação das tendências, através da internet, viagens, revistas, televisão e diversos meios de comunicação. Aqui a tendência importada, adquire alguns aspectos da sociedade e do clima e tem grande perspectiva de se tornar moda, tendo o seu apogeu, declínio e iniciando um novo ciclo.
Para iniciar uma tendência é necessária muita pesquisa e observação, deve-se estar atento aos acontecimentos recentes na sociedade e aos acontecimentos históricos, pois através deste conhecimento é que pode ser feito um elo entre passado e presente, dando surgimento ao novo “tendência”.
Os profissionais que trabalham com previsão de moda são especialistas em pesquisa e análise de mercado que vendem serviços financeiros e relatórios ilustrados para os fabricantes. As previsões são construídas mediante exaustivas pesquisas estatísticas para medir a popularidade relativa de tecidos, cores, detalhes e formas. Algumas empresas contratam “caçadores de tendências” (cool hunters), indivíduos que são especialmente bons em perceber tendências em suas fases iniciais e em predizer quais produtos se adequarão a elas. Essas empresas também oferecem livros de estilo especificações sobre os principais estilos emergentes, com previsões e sugestões para a próxima estação. As maiores empresas de prognósticos empregam mais criadores de moda do que a maioria das outras empresas do ramo. (JONES, 2005, p. 52).
Depois de definir a tendência é que se faz o processo de criação, tendo em mente tudo o que poderá ser moda, o estilista deve filtrar o que lhe interessa e focar no seu público alvo.
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